Vintage Style

A moda é aparentemente efémera, está em constante mutação. É um facto que as grandes griffes lançam as suas colecções a cada época, inventando novas “modas” . Mas se olharmos para as colecções de griffes como a Louis Vuitton, a Chanel , a Gucci ou a Prada, percebemos claramente que estas, não raras vezes, se inspiram noutras décadas e períodos, reinventam algumas peças do passado criando colecções de “estilo vintage”.

A palavra inglesa “vintage” referia-se inicialmente ao vinho de qualidade excepcional, produzido com uvas colhidas em determinado ano, com condições climáticas e de produção excepcionais. O termo vintage style generalizou-se e é agora utilizado quando pretendemos referir-nos a “algo antigo e de qualidade ou distinta elegância”, “um clássico”.


O termo foi acolhido pelo mundo da moda e do design em geral, para designar peças que marcam uma época, como roupas ou acessórios e mobiliário das décadas de 20, 30, 40, 50, 60 e 70.
Não é de hoje que o vintage está na moda. Ele surgiu entre as décadas de 60 e 70. O interessante do vintage é que ele agrega uma identidade única ao visual de quem opta por este estilo.

Os apaixonados por moda, incluindo muitas celebridades, já adoptam o vintage há algum tempo. Não é raro ver nos tapetes vermelhos, famosos a usar jóias ou peças antigas de grandes estilistas.

A ideia do vintage é trazer para o presente, detalhes marcantes de uma determinada época do passado. É necessário ter cuidado para não se transportar totalmente para uma década, correndo o risco de criar um visual rebuscado demais. O que torna o vintage interessante é justamente misturar o que é actual com o antigo, mesclar diferentes décadas, desenvolvendo um estilo que transmita a identidade e a personalidade de quem veste.

Algumas peças vintage essenciais para quem gosta de um estilo mais clássico:

LBD (little black dress) ou pretinho básico, ternos e taillers (chanel), trench coat, camisas brancas, saia lápis, blazer, sweater de caxemira, cardigan, blusas com riscas (estilo navy), casaco de pele, padrões xadrez, pie de pule e tweed, botas de montar, sapatilhas "chanel", scarpins, bolsas de mão pretas ou marrons de couro, óculos aviador ou modelo oversized (Jackie O), pérolas, entre outros...

Os eternos clássicos:
O pretinho básico...


ternos e taillers "chanel"...

trench coat...


 Camisa branca e saia lápis preta...


cardigans...

estilo navy...